segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Novo CT Champions Team Tapajós


Inscrições abertas em diversos horários segunda a sexta feira.
Faça uma visita, treine conosco o verdadeiro Muay-Thai e faça parte da única equipe oficial e a que mais cresce em santarém.
Estamos esperando você.
SAWADEE KRAP !!!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Exame de Graduação

Já está chegando a hora, atletas da Região do Tapajós se preparam para este grande evento.
Venha fazer parte desta família você também, estamos em 3 pontos da cidade de Santarém e nos próximos meses em mais um novo espaço.

www.facebook.com/paulo.cirino.9

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Seminário e Graduação


Treine o verdadeiro Muay-Thai ....


Primeiro Grande Evento De Muay-Thai em Santarém-PA.
Seminário e Graduação, realização Paulo Cirino Muay-Thai Ctt, presença do Presidente da Federação Paraense de Muay-Thai Mestre Flávio Platilha.
Local e Data: Ginásio da FIT - Faculdades Integradas do Tapajós, 09 e 10 de Fevereiro 2013.


Muay - Thai Tradicional

Para muitos, só um meio de tentar ganhar dinheiro com falsas promessas ...

A Muay-Thai CTT, trabalha com seriedade respeitando seus atletas e colaboradores.
SAWADEE KRAP !!!

A Parábola da Faixa Preta.


Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do mestre Sensei, numa cerimônia para receber a faixa preta obtida com muito suor.
Depois de anos de treinamento incansável, o aluno finalmente chegou ao auge no êxito da disciplina.
"Antes que eu lhe dê a faixa você tem que passar por outro teste" , diz o Sensei.
"Eu estou pronto", responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta. "Você tem que responder à pergunta essencial: qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"
"O fim da minha jornada", responde o aluno, "uma recompensa merecida pelo meu bom trabalho".
O Sensei espera mais. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim, o Sensei fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."
Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do Sensei.
"Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?", pergunta o Sensei.
"Ela significa a excelência e o nível mais alto que se pode atingir em nossa arte." responde o aluno.
O Sensei não diz nada durante vários minutos, esperando. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim ele fala: " você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."
Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do Sensei e mais uma vez o Sensei pergunta: "qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"
"A faixa preta representa o começo - o início da jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto", responde o aluno.
"Sim. Agora você está pronto para receber a faixa preta e INICIAR o seu trabalho!".

Protetores Bucais


Ainda visto como um esporte perigoso para alguns, as Mixes Martial Arts vêm ganhando legiões de fãs mundo afora. Mas, o que mudou do antigo Vale-Tudo, repudiado antigamente no brasil, para o glamuroso MMA atual? Regras. Algumas regras foram criadas para que a integridade física do atleta fosse preservada, e a mudança causou uma baita repercussão.

Não foi pensando em fazer as lutas durarem mais, mas em proteção, em legitimar, em fazer daquelas batalhas uma luta, um esporte, uma arte. Com isso, hoje é necessário que o atleta tenha a devida proteção para entrar dentro de um ringue. Luvas abertas nos dedos, coquilha (protetor para genitais) e protetores bucais foram acrescentados ao uniforme dos lutadores. O último não foi para manter um sorriso bonito nas bocas de vitória, mas para evitar danos devido aos golpes sofridos. 

Mas, como será que esses protetores funcionam? E do que e de que forma eles ajudam na proteção dos lutadores?

Qual a origem dos protetores bucais?

Os protetores bucais surgiram na década de 40, idealizados pelos treinadores de pugilistas. Percebendo que a maioria dos golpes estavam destinados à cabeça e mento (queixo) e que esses golpes danificavam, em efeito cumulativo, os nervos e vasos que passam acima da cavidade glenoide (base do crânio), viu-se a necessidade de um tipo de proteção.

Por que é necessário utilizá-los?

É notável o baixo rendimento dos atletas quando não utilizam protetores bucais, pois os golpes afetam tais nervos e artérias da base do crânio e o pugilista não consegue agüentar um maior número de rounds. Assim surge o termo ‘nocaute’. Os protetores conseguem proteger a cavidade glenoide, os dentes e todos os anexos bucais (língua, bochecha e gengiva).

Como são feitos? São personalizados?

Existem basicamente 3 tipos de protetores bucais, de acordo com a linha norte americana e europeia.
1º- Protetor de estoque (comuns): são pré-fabricados e vendidos em massa nas lojas especializadas em esportes. Não são personalizados e absorvem pouco impacto. Hoje são considerados desconfortáveis e de pouca eficácia, por isso pouco utilizados.
2º- Termo-ajustáveis (esquenta e morde): os protetores deste tipo têm a mesma forma, mas são alterados quando colocados em água quente para amolecer. O atleta morde o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. Esse tipo de protetor pode ser adquirido em lojas de produtos esportivos e são mais confortáveis que os protetores comuns, mas não são idéias, pois não conseguem adaptar-se perfeitamente às estruturas orais e ainda  trazem dificuldades para concentração, respiração e fala dos atletas.
3º- Personalizados (feitos sob medida): diferente para cada usuário, esses protetores são exatamente a cópia fiel dos dentes e estruturas anexas. São produzidos a partir de uma moldagem realizada por um dentista. Adaptam-se perfeitamente à boca e por isso são os mais confortáveis e de melhor proteção da base do crânio e estruturas da boca. Além disso, não atrapalham a fala e a respiração. Eles absorvem os impactos em quatro tipos de acordo com o esporte praticado pelo atleta. Novas tecnologias e materiais já estão ao alcance dos dentistas que estão se voltando para essa nova área.

Em quanto são absorvidos os impactos com o uso dos protetores?

A absorção do impacto varia de acordo com o número e o tipo de camadas. Os protetores personalizados, chamados de “pesados profissionais”, conseguem absorver mais de 80% do impacto, de acordo com alguns estudos europeus e norte-americanos.

Em quais modalidades se utiliza os protetores?

Em praticamente todos os esportes de contato direto (corpo a corpo) ou indireto (por objetos voadores) é indicada a utilização de protetores bucais. Em artes marciais, poderíamos indicar o MMA, Muay Thai, qualquer tipo de Boxe, Kickboxing, Jiu-Jitsu, Karatê, Judô e Taekwondo.

Algumas Técnicas


Técnicas e golpes de Muay-Thai
Assim como as demais artes marciais, o Muay-Thai possui técnicas de ataque e defesa. Porém, a “ciência dos oito membros” tem as suas peculiaridades.
Os chutes circulares são um dos pontos fortes da técnica de ataque do Muay-Thai. Para aplicar tal golpe, o lutador precisa fazer um movimento rotatório com o corpo todo. Outra peculiaridade é o uso da canela, tanto para a defesa como para o ataque. O antebraço também é bastante utilizado na defesa.


O Muay-Thai é uma luta de muito atrito com o oponente. Porém, os lutadores de Muay-Thai possuem técnicas específicas que utilizam muito quando lutam contra oponentes de outras artes marciais. Nessa hora, os lutadores de Muay-Thai procuram desferir golpes com o cotovelo e com o joelho, procurando tirar vantagem com o uso dessas técnicas. Em função dos movimentos giratórios, os lutadores de Muay-Thai também fortalecem, e muito, os seus músculos abdominais.
No Muay-Thai não basta saber atacar – é preciso saber defender-se, e bem. Para tanto, os lutadores de Muay-Thai utilizam os ombros, braços e principalmente as canelas como escudos para bloquear o golpe do adversário. Os chutes circulares baixos e médios são bloqueados principalmente com a canela. Já os golpes aplicados na parte superior do corpo podem ser defendidos com os ombros e antebraços.
A guarda do Muay-Thai é considerada uma das melhores entre todas as artes marciais de luta em pé. As mãos do lutador ficam fechadas ou semi-abertas. Os cotovelos também são usados na guarda, mas ao mesmo tempo em que defendem, podem atacar o adversário. Durante a guarda, as pernas devem ficar flexionadas e os pés não devem, em hipótese alguma, estar em linha reta. A abertura entre os pés deve ser a mesma da largura dos ombros. O lutador deve ainda proteger o seu queixo, mantendo-o o mais próximo possível do peito.
Cotoveladas
O cotovelo pode ser usado de diversas formas e em diversos ângulos, como na diagonal para cima ou para baixo, horizontal, ou ainda junto com outros movimentos como o “giro” ou o “vôo”. Golpes com o cotovelo geralmente acabam cortando a sobrancelha do oponente. O cotovelo também pode ser usado no uppercut, golpe aplicado de cima para baixo que tem o objetivo de ferir o queixo do adversário. Normalmente os golpes de cotovelo são utilizados quando a distância entre os lutadores é muito pequena. Os golpes de cotovelo podem ainda ser únicos, independente de outro movimento ou golpe, ou podem ser de continuação, acontecendo logo em seguida à primeira cotovelada.
Socos
Os socos do Muay-Thai são parecidos com os socos do 
boxe. Os mais comuns são:
jab: aplica-se com a mão que está mais à frente, buscando o queixo do adversário;
direto: aplica-se com a mão de trás, também buscando o queixo do adversário;
cruzado: golpe que procura cruzar a linha frontal da guarda do adversário;
upper: soco aplicado de baixo para cima cujo objetivo também é acertar o queixo do adversário.
Joelhadas
O Muay-Thai é a arte marcial que melhor aplica a joelhada. Veja as mais usadas:
kao dode: o lutador pula para cima com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;
- kao loi: o lutador pula para o lado com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;
- kao tom: o lutador dá uma joelhada para cima em linha reta, acertando o adversário;
- kao noi: joelhada aplicada na coxa ou na barriga do adversário.
Clinch
Aplicar um clinch significa prender o seu oponente em torno do pescoço ou mesmo em torno do corpo. Os lutadores não são separados e a luta continua – claro que com muito mais joelhadas e cotoveladas! É nesse momento também que procura-se arremessar o adversário ao chão.Quando o adversário é preso pela garganta, o golpe é chamado de rebitamento thai.
Chutes
No Muay-Thai, os chutes podem ser aplicados com o pé ou com a canela, o que é mais comum. Existem três formas de chutar no Muay-Thai:
- round kick: também conhecido como chute circular, pode ser aplicado na cabeça, coxa ou canela do adversário;
- front kick: o chute frontal, com também é conhecido, tem como função principal parar um ataque e preparar o lutador para um segundo golpe;
- spin back kick: o lutador dá um giro e acerta o adversário com o calcanhar.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2013, novo ano, nova entidade ....

Neste ano estamos aderindo a Federação Paraense e a Liga Brasileira de Muay-Thai Tradicional.
Novos planos, novas conquistas.
SAWADEE KRAP !!!